COMO FAZER A DIETA DOS PONTOS PARA EMAGRECER!

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Hoje em dia, há dezenas de opções de dietas para emagrecer, para todos os gostos e objetivos.E uma das mais seguidas é a famosa dieta dos pontos.

 A dieta que determina uma pontuação diferente para cada alimento faz muito sucesso e promete ótimos resultados por não ser restritiva, além disso dando liberdade de como você monte um cardápio conforme o seu palada.

Como fazer a dieta dos pontos para emagrecer

COMO FAZER A DIETA DOS PONTOS PARA EMAGRECER!

Então quer conhecer outros benefícios da dieta dos pontos e aprender como ela funciona na prática? Continue a leitura até o final do artigo.

Tipos de Dieta dos Pontos

Existem vários tipos de dieta dos pontos  as principais são a elaborada pelos Vigilantes do peso e a Dieta do Dr. Alfredo Halpern, que mostra como fazer a dieta dos pontos para emagrecer.

Portanto a principal diferença entre elas é como cada uma faz o cálculo para determinar os pontos ideais para cada refeição ou para cada dia da dieta.

Em alguns casos, é calculado apenas as calorias dos alimentos, em outros também são considerados os seus nutrientes.

COMO FAZER A DIETA DOS PONTOS PARA EMAGRECER!

Alguns métodos também recomendam seguir a dieta dos pontos com alguns recursos adicionais. Os Vigilantes do Peso, por exemplo, oferecem reuniões realizadas todas as semanas, ministradas por algum membro que já emagreceu com a dieta.

Já a Dieta dos Pontos criada pelo médico Alfredo Halpern, pode ser seguida de acordo com as orientações dos seus livros.

Você pode, também, optar por pedir uma dieta exclusiva para você, elaborada por um nutricionista de sua confiança.

COMO FAZER A DIETA DOS PONTOS PARA EMAGRECER!

Como funciona a Dieta dos Pontos

Ao fazer a dieta dos pontos, é preciso adotar uma quantidade de pontos determinada que poderá ser usada para escolher os seus alimentos do dia. 

Em alguns métodos estes pontos podem ser sempre os mesmos para todos os dias da semana, variando apenas de acordo com o gênero.

Em outros casos, é feito um cálculo com base em informações como altura, peso, porcentual de gordura e o quanto deseja emagrecer.

COMO FAZER A DIETA DOS PONTOS PARA EMAGRECER!

A partir disso os pontos são personalizados por um profissional especialista na dieta.

A proporção média da dieta dos pontos é de 1 ponto para cada 3,6 calorias.

Para facilitar o cálculo, a maioria das versões do regime determina a utilização de uma tabela de pontos, dividindo porções de alimentos por cota de pontuação.

O valor total de pontos a serem consumidos por dia gira em torno de 360 pontos.

 Mas é importante consultar um nutricionista para que ele determine exatamente a pontuação ideal para o seu caso, considerando as suas características, a sua saúde e o seu objetivo.

Vantagens da Dieta dos Pontos 

Não há proibição – na dieta dos pontos, qualquer alimento pode ser ingerido desde que esteja dentro da pontuação permitida.

Por isso, quem adota a dieta dos pontos não sofre com restrições alimentares comuns das outras dieta

É importante apenas ter o cuidado de não ingerir substâncias maléficas como gorduras trans, saturadas, açúcar, álcool e aditivos químicos.

Liberdade – ao seguir a dieta dos pontos, você não precisa seguir um cardápio determinado por outra pessoa. Você será livre para alterações na sua alimentação a qualquer momento.

Flexibilidade –  é possível adaptar a dieta dos pontos conforme a sua rotina e de acordo com eventos especiais.

Estimula a alimentação saudável – os alimentos saudáveis, como vegetais, frutas e legumes, são os que possuem pontuação menor, já que tem menos calorias.

A baixa pontuação desses alimentos é um convite para começar a experimentar diversos ingredientes saudáveis, que não vão pesar na sua contagem de pontos.

Dicas para emagrecer rápido com a Dieta dos Pontos

Dentre as centenas de opções para emagrecer de forma acelerada e saudável que existem atualmente, a dieta dos pontos é, sem dúvida, uma das melhores.

Mas, para obter ótimos resultados, é preciso tomar alguns cuidados além de seguir a dieta à risca.

Evite acumular pontos para compensar depois

O sistema de pontuação da dieta dos pontos permite que você escolha os alimentos que quiser desde que não ultrapasse o limite diário ou semanal.

Mas isso é uma tentação e você pode acabar exagerando em alguns dias e não conseguindo compensar depois.

 Por isso, o melhor é evitar a gula e criar o hábito de manter uma alimentação saudável todos os dias.

Faça exercícios aeróbicos

Muitas pessoas optam por fazer dietas para não precisar fazer atividades físicas. Porém, isso é não é o ideal.

Quanto mais exercícios aeróbicos, mais acelerado será o seu emagrecimento, mesmo se já estiver fazendo a sua dieta bem controlada.

Use temperos termogênicos

A grande maioria dos temperos tem pontuação zero na dieta dos pontos. Ou seja, você pode usá-los para deixar a sua comida mais saborosa e também para acelerar o seu metabolismo.

Abaixo estão os melhores exemplos de temperos termogênicos para acelerar a sua perda de peso. Aproveite e use em todas as suas refeições.

  • Pimenta
  • Gengibre
  • Canela
  • Açafrão
  • Café

Anote todos os pontos e resultados

Algumas pessoas somam os pontos de cabeça e sobem na balança para verificar o seu peso só de vez em quando. Dessa forma, é bem difícil controlar a dieta e saber se você está usando os pontos da maneira correta e se está alcançando o seu objetivo de emagrecimento.

O ideal é ter um caderno de acompanhamento, anotando todos os pontos, de cada refeição, e também todas as datas e valores verificados na sua balança. De preferência, faça a sua pesagem semanalmente.

Faça acompanhamento médico

Apesar do fato de a dieta dos pontos serem um método de emagrecimento seguro e não restritivo, é importante consultar um médico sempre que houver mudança de rotina alimentar.

Isso é ainda mais importante para aquelas pessoas que têm algumas complicações de saúde como colesterol, triglicérides e glicose em níveis elevados. Já que uma nova dieta pode causar alterações indesejáveis se não for feita da forma correta.

Então, agora que você aprendeu mais sobre como fazer a dieta dos pontos, compartilhe este artigo para ajudar quem deseja perder peso com saúde e sem restrições alimentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.